Todos que tem direito a aposentadoria por invalidez deve marcar uma perícia no INSS, clique no botão e saiba mais informações
MARCAR PERÍCIA INSS 2021

Saiba Como Marcar Perícia INSS

Como marcar a perícia médica do INSS? Essa é uma dúvida comum entre os brasileiros, principalmente para aqueles que possuem direito a este benefício. Por isso, reunimos as principais dúvidas das pessoas sobre este assunto e responderemos de maneira assertiva, para que as dúvidas sejam encerradas de uma vez por todas.

Você sabe como agendar a perícia médica? O que precisa para agendar perícia no INSS? Como é feito o pedido? Tem como mudar o local da perícia do INSS? Você vai descobrir todas as respostas a seguir! São questões pertinentes e que realmente podem complicar a vida de uma pessoa que teria direito a este benefício.

Se você não sabe, o Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido pela sigla INSS, garante benefício a todos os trabalhadores brasileiros que tiveram carteira assinada em algum momento. Embora também traga benefícios para pessoas em outras condições e que nunca trabalharam.

Como agendar a perícia médica

O agendamento da perícia do INSS deve ser realizado preferencialmente pelo portal Meu INSS. Este é o site onde os cidadãos podem fazer todas as consultas e solicitações que envolvem os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social.

Existem alguns serviços que podem ser agendados pela internet, mas é necessário ir às agências do INSS para comprovar a validade da questão, algo que envolve a Prova de Vida e Perícia Médica.

Se você está lendo este texto, mas por alguma questão não tem acesso à internet, pode fazer o agendamento pelo telefone 135. Este telefone é válido para todo o Brasil, então não importa a região e nem a cidade onde você mora. Além disso, a ligação é gratuita, pode fazer até mesmo se não tiver créditos.

O que precisa para agendar perícia no INSS?

Em primeiro lugar, para agendar perícia no INSS você deve precisar disso. Ou seja, não é qualquer pessoa que deve fazer o agendamento, apenas aquelas que realmente necessitam, o que é válido para os seguintes casos:

  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Benefício de Prestação Continuada (para idosos e portadores de deficiência em situação de vulnerabilidade).

A partir disso, se você está precisando de algum destes serviços, poderá fazer o seu agendamento. Além disso, o pedido pode ser pedido por cidadãos que desejam dar entrada no pedido de benefício ou para aqueles que foram convocados a fazer o teste, para verificar se devem continuar recebendo ou não.

É fundamental fazer isso dentro dos prazos, para não perder direito ao benefício. Principalmente nos casos em que a pessoa já está recebendo o benefício, então é fundamental fazer a revisão, para que os pagamentos mensais realizados pelo INSS sejam mantidos.

Como é feito o pedido?

Se você quer fazer o agendamento da perícia pela internet deve seguir os seguintes passos:

  • Entre no site do Meu INSS;
  • Clique no botão “ENTRAR”, caso você já possua uma conta ou escolha “CADASTRAR SENHA”;
  • Informe o seu CPF e clique em “Avançar”;
  • Informe a sua senha e clique em “Entrar”;
  • Escolha a opção “Agendar Perícia”;
  • Escolha entre “PERICIA INICIAL”, “PERÍCIA DE PRORROGAÇÃO” ou “REMARCAR PERÍCIA”;
  • Clique em “SELECIONAR”.

Depois disso, cada uma das solicitações segue um caminho diferente. Vamos explicar o caso da primeira perícia, aquela que acontece quando o beneficiário ainda não fez nenhum teste antes de começar a receber valores do INSS.

  • Informe se você possui um atestado ou não e clique em “CONTINUAR”;
  • Atualize os dados pessoais de contato e clique em “AVANÇAR”;
  • Informe seu CEO e vá em “AVANÇAR”;
  • Por fim, basta escolher a agência do INSS mais próxima da sua casa.

Depois, é só você comparecer na agência no dia agendado, e então poderá participar da perícia e quem sabe passar a receber o benefício.

Como consultar a perícia do INSS?

Você pode consultar a perícia pelo portal Meu INSS, é só fazer o login e ir em Agendamentos/Solicitações. Neste espaço será indicado qual é o dia que você deverá comparecer em uma unidade do Instituto Nacional do Seguro Social.

Mas, se você deseja conferir o resultado da solicitação, então é necessário ir em Carta de Concessão. É lá que estará o resultado da sua perícia, indicando se houve aprovação ou não. Aliás, essa Carta de Concessão também é enviada para o endereço do beneficiário, com toda as informações sobre a solicitação.

Como remarcar uma perícia médica no INSS pela internet?

É impossível. Se você quiser remarcar a perícia precisará ligar para o fone 135, no máximo 3 dias antes da data agendada originalmente. Então, fique atento, já que não é possível fazer este pedido pelo portal Meu INSS.

E se você acabar perdendo a sua perícia por algum motivo, é melhor pedir que algum responsável vá até a unidade do INSS e explique a situação. Caso não seja possível remarcar pelo telefone, será necessário ir até uma agência e fazer o processo de maneira local.

Além disso, essa remarcação pode ser feita somente uma vez. Portanto, não perca esta oportunidade e aproveite da melhor maneira possível.

Tem como mudar o local da perícia do INSS?

Para transferir a perícia para outra agência não é necessário fazer agendamento, mas você também não conseguirá fazer isso pela internet. É preciso ir até a sua agência atual, ou a nova, e preencher um formulário.

Para isso, é preciso levar documentos básicos como CPF e comprovante de endereço. Além disso, os segurados podem solicitar a mudança de agência para o recebimento dos pagamentos.

Perícia médica hospitalar, domiciliar e em trânsito

Conforme o nome já diz, é a possibilidade que os segurados possuem para realizar a perícia médica em um hospital, residência ou mesmo em outra agência do INSS, quem sabe até mesmo fora do seu estado local. Nos dois primeiros casos, a avaliação depende de um médico perito, conforme apresentação de documentos que comprovam a internação clínica.

Para a última situação, a perícia em outra agência é possível quando a pessoa está em outra cidade, diferente daquela que reside.

One Response

  1. Joílson vargas fevereiro 23, 2018