Todos que tem direito a aposentadoria por invalidez deve marcar uma perícia no INSS, clique no botão e saiba mais informações
MARCAR PERÍCIA INSS 2021

Remarcar Perícia INSS – Como Remarcar e Garantir o Auxílio-Doença

Conhecido popularmente como INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social é o órgão público do Governo Federal, responsável pelas aposentadorias por invalidez e pelo pagamento de benefícios e auxílio aos trabalhadores e as pessoas com problemas de saúde e invalidez, além daqueles que sofreram algum tipo de lesão ou acidente no trabalho. Para saber como remarcar perícia INSS, leia este texto.

Antes de receber qualquer auxílio ou benefício do INSS é necessário passar por uma perícia para ter o benefício liberado. Dessa forma, se você precisa de algum auxílio do INSS, saiba que será necessário agendar uma perícia, para então poder receber a sua ajuda de custo paga pelo governo.

Para saber como e onde reagendar sua perícia, seja pelo site ou aplicativo, bem como, pelo telefone ou presencialmente, nós vamos mostrar para você como fazer. Além disso, entenda como acompanhar sua solicitação e quantas vezes é possível reagendar sua perícia. Você terá todas essas informações agora.

Remarcar e garantir o auxílio-doença

Para garantir o seu auxílio-doença e não perder a data da perícia, fique atento ao dia que está agendado. Para remarcar a perícia do INSS é necessário entrar no site e solicitar a remarcação da perícia, caso você ainda não tenha agendado.

Se você não puder comparecer a perícia agendada, por algum motivo, em até 3 dias antes da data agendada, você pode ligar para o número 135 e reagendar a sua perícia. Caso tenha passado a data marcada, você precisa ir até a agência de atendimento do INSS em que está agendada a perícia para remarcá-la.

Mas preste atenção na data da perícia para não perder o dia, porque só será permitido remarcá-la uma única vez.

Como remarcar a perícia do INSS?

Você pode remarcar a perícia do Instituto Nacional do Seguro Social de 4 formas, através do:

  • Site do Meu INSS;
  • Aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS;
  • Telefone da Central 135;
  • Agência de Atendimento do INSS, presencialmente.

Dessa forma, escolha a melhor opção disponível para você e remarque sua perícia. É rápido, simples e fácil de fazer.

Como Remarcar perícia do INSS presencialmente?

Você pode remarcar sua perícia do INSS presencialmente indo até a Agência de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social em que você já realizada seus serviços e na qual você realizou as perícias anteriores. E se você já tem uma perícia agendada e quer remarcá-la, vá até a agência onde você marcou para reagendar.

Caso você deseja remarcar antes da data chegar, em até 3 dias antes do dia agendado, você pode ligar para a Central no número 135 e remarcar.

Remarcar perícia do INSS pelo telefone

Para remarcar a perícia do Instituto Nacional do Seguro Social pelo telefone é necessário ligar para a Central no número 135, pedir para falar com um atendente e fazer a solicitação do serviço que deseja. Neste caso, você irá solicitar para remarcar a perícia. A ligação é gratuita e pode ser realizada de qualquer lugar do Brasil.

Mas para que seja possível remarcar pelo telefone, você deve ligar com antecedência. Ou seja, em até 3 dias antes do dia agendado, você consegue reagendar dessa forma. Caso contrário, só será possível de você ir até uma Agência de Atendimento do INSS, ou acessando o site.

Posso remarcar perícia do INSS pela internet?

Para remarcar a perícia pela internet, você pode acessar o site do Meu INSS, ou ainda, entrar no aplicativo no disponível para Android e iOS. Para instalar o aplicativo no seu celular, vá até a sua loja de aplicativos e baixe o app. Em seguida, siga o passo a passo:

  • Acesse o site, ou o aplicativo;
  • Faça login, informando o CPF e a senha. Caso não tenha senha, faça o cadastro;
  • Clique em “Agendar Perícia;
  • Escolha entre as opções “PERICIA INICIAL”, “PERÍCIA DE PRORROGAÇÃO” e “REMARCAR PERÍCIA”;
  • Para remarcar, clique na opção “REMARCAR PERÍCIA”;
  • Preencha os dados que forem solicitados e está pronto, é só aguardar a data agendada.

Fique atento para não perder a data agendada e para não preencher nenhum dado errado, como escolher o local para realizar a perícia, porque será possível realizar o agendamento somente uma vez. Após isso, o site bloqueia por 30 dias e você só conseguirá reagendar após 1 mês.

Veja como consultar a perícia do INSS de forma fácil

Para consultar a perícia do Instituto Nacional do Seguro Social você deve seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site do Meu INSS ou o aplicativo no seu celular;
  • Faça o login;
  • Clique em “Agendamentos/Solicitações” e acompanhe sua perícia.

Dessa forma, você poderá acessar todas as informações acessando o site, ou baixando o aplicativo do Meu INSS no seu celular, para ter tudo na sua mão. Além disso, você terá acesso a muitos outros serviços.

Quantas vezes posso remarcar a Perícia INSS?

Se o segurado faltar em uma perícia, ele tem até 15 dias para solicitar a remarcação. Mas, nos casos de Pedido de Prorrogação (PP) ou Pedido de Reconsideração (PR), a pessoa perde o recebimento se não comparecer. A falta é considerada uma desistência em relação ao recebimento do benefício.

O INSS informa que o segurado tem direito de solicitar a remarcação apenas uma vez, até três dia antes da data agendada originalmente. Para isso, pode fazer o pedido no portal Meu INSS ou no fone 135.

Se você já fez a marcação, tente comparecer e evite perder esse benefício tão importante.

Tem que pagar para remarcar a perícia INSS?

Não. O INSS não faz nenhum tipo de cobrança para a remarcação ou marcação de perícia. Afinal, na maioria das vezes a pessoa que está precisando do serviço passa por dificuldades financeiras, então não teria sentido algum existir isso.

A única cobrança que o INSS realiza é em relação aos valores pagos pelos empreendedores em relação aos funcionários. Portanto, não caia em golpes, o INSS não faz essa cobrança, se você ver algum comunicado destes na internet, é Fakenews.