Todos que tem direito a aposentadoria por invalidez deve marcar uma perícia no INSS, clique no botão e saiba mais informações
MARCAR PERÍCIA INSS 2021

Quem Pode Solicitar Aposentadoria por Idade? Qual o Tempo de Contribuição?

Quem pode solicitar aposentadoria por idade? Essa é uma pergunta que muita gente vem se fazendo. Realmente as regras mudaram de uma hora para outra e ninguém parou para explicar para o povo como realmente iria ficar a nossa situação. Então decidimos fazer uma pesquisa, e mostrar para você como esse processo é feito.

Todos sabemos que aposentadoria é algo fundamental para as pessoas que ficam mais velhas, pois as vagas de empregos vão se tornando mais escassas. Devido ao fato de surgirem menos oportunidades para as pessoas com mais idade, elas optam então por se aposentar, para curtir o resto de suas vidas com tranquilidade.

Mas, afinal quem pode solicitar aposentadoria por idade? Essa é uma questão complicada, pois muitas questões foram mudadas com a Reforma da Previdência. E isso se tornou meio que uma dúvida geral entre as pessoas, pois o Governo Federal não se deu nem ao trabalho de fazer um pronunciamento explicando detalhadamente o que mudou com a reforma.

No entanto, acreditamos que com a explicação que daremos, você irá conseguir compreender como exatamente funciona a aposentadoria por idade. E ficará mais claro quando você poderá se aposentar. Na sequência falaremos tudo sobre a aposentadoria por idade.

Quem pode solicitar aposentadoria por idade?

São muitos os indivíduos que completaram ou estão próximos da idade que é considerada mínima para poder se aposentar através do INSS. Em suma, a idade é um dos requisitos necessários para se aposentar, assim como o tempo de você contribuiu para o INSS, que é pago automaticamente quando você trabalha com carteira assinada.

Com as mudanças não é mais necessário estar contribuindo no momento em que você fez a solicitação do benefício para poder se aposentar. Basicamente essa exigência parou de valer em 2003, contudo, nem todos sabem disso.

Agora na aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e para aposentadoria especial, a qualidade de segurado não é mais algo exigido. Então mesmo que você tenha parado de contribuir em algum momento, continua tendo o direito de se aposentar normalmente.

Situações para se aposentar por idade pelo INSS

Existem basicamente situações que permitem que um indivíduo se encaixe na aposentadoria por idade. Sendo que seria em situações bastante específicas, onde teria combinações de requisitos. Basicamente as possibilidades são as seguintes:

  • Ter idade e não ter carência;
  • Tem carência e não ter idade;
  • Ter as duas;
  • Não ter nenhuma delas.

Dependendo em qual das situações citadas acima você está existem maneiras diferentes de lidar. Por exemplo, o trabalhador que possui a idade mínima, mas não possui a carência necessária. Precisa continuar fazendo contribuição ao INSS até possuir 15 anos de contribuição.

É fundamental que você se atente a não pagar um valor de contribuição superior ao que vai receber. Ou caso tenha condições deve recorrer a um especialista para tentar fazer com que sua contribuição aumente o valor do benefício que vai receber. Solicitar a aposentadoria por idade e ter sucesso por não ser fácil.

Aquelas pessoas que já tem o tempo necessário de contribuição, contudo, não têm a idade. Pode buscar auxílio de um especialista previdenciário para parar de contribuir, e somente aguardar a idade mínima para se aposentar.

Quem já possui tanto idade quanto carência, só precisa escolher quando solicitar a aposentadoria, pois um pouco mais de contribuição pode aumentar o valor do benefício. Por isso, consultar um especialista pode ser uma boa opção, antes de solicitar a sua aposentadoria.

Para quem não tem idade, nem carência. Basicamente vai ter que esperar até possuir ambas as coisas para poder se aposentar normalmente. Estar já se preparando, organizando a papelada e calculando quanto falta de cada coisa é uma boa ideia.

Quem para de contribuir perde o direito?

Em suma, o indivíduo que já contribuiu 180 vezes de maneira válida, e assim já cumpriu com o período de carência. Pode optar por parar de fazer contribuições. Mas, existem pontos importantes a serem destacados sobre essa situação:

  • Deve ficar atento para não perder a qualidade de segurado caso precise de um benefício de risco;
  • Você deve ter certeza que o período de carência terminou;
  • Planeje o valor do benefício com base em sua média salarial.

Não prestar atenção nesses detalhes pode causar um desastre, visto que pode frustrar os seus planos de pagar menos e ganhar mais. Por isso, contar com um especialista no processo é fundamental. Então se ligue em quem pode solicitar aposentadoria por idade, e se você não é um deles.

Tempo de contribuição pode não ser carência

Quem pode solicitar aposentadoria por idade? Em suma são aquelas pessoas que já possuem idade correta e tempo de contribuição mínimo. Mas, saiba que existem pessoas que acreditam que todo tempo de serviço ou contribuição é convertido em carência, no entanto, não é bem assim.

Em algumas situações, o trabalho pode não ser convertido como carência, como:

  • Contribuições em atraso;
  • Contribuições com valor inferior ao salário mínimo;
  • Tempo de auxílio-acidente;
  • Período de trabalho rural anterior a 1991.

Sendo certamente a melhor saída consultar um especialista para conseguir se aposentar sem dor de cabeça. Ou caso deseje parar de contribuir por já ter feito a contribuição mínima.