Todos que tem direito a aposentadoria por invalidez deve marcar uma perícia no INSS, clique no botão e saiba mais informações
MARCAR PERÍCIA INSS 2021

Prova de vida INSS – Como agendar, Meu INSS, Prova de vida online e mais

A prova de vida INSS 2021 é a maneira pela qual o INSS registra e comprova que os beneficiários estão aptos a receber a aposentadoria, e que estão vivos para receberem o valor. O processo pode ser feito dentro das agências, mas também é possível efetuar a prova de vida do INSS 2021 através de biometria, pois recentemente esse processo foi autorizado.

Em 2020 o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) declarou a alteração para seus segurados um dos principais processos da Previdência Social. O recadastramento anual de prova de vida. A prova de vidas nos bancos, por enquanto, está suspensa, devido aos problemas do Covid-19, para evitar possíveis aglomerações.

Anteriormente o processo exigia do beneficiário, que o mesmo comparecesse presencialmente a uma agência e efetuasse a prova de vida e de que seria o titular do benefício da previdência. Aprenda aqui como agendas a prova de vida online e tudo sobre o Meu INSS.

Quando vai ser a prova de vida do INSS 2021?

Para os beneficiários já cadastrados na agência bancária da conta, a prova de vida do INSS deverá ser realizada a cada 12 meses. Portanto, isso deve acontecer no mês de seu aniversário, ou na data que completar 1 ano da primeira prova de vida.

Um exemplo é, quem faz aniversário em março, e teve a prova de vida do INSS 2021 realizada em setembro, o banco pode exigir uma nova prova em um desses dois meses. É importante atentar que caso o procedimento não seja efetuado no prazo, o benefício é bloqueado por até 6 meses, e cessado de vez após esse período inativo.

Como agendar a prova de vida?

O procedimento para agendar a prova de vida do INSS 2021 pode sim ser marcado online pelo site Meu INSS ou também pelo aplicativo. O processo é básico, basta você entrar em uma das opções, é necessário fazer o login com o cadastro do gov.br. Dentro do sistema, basta clicar na opção “agendamento” e preencher os dados necessários.

Meu INSS prova de vida 2021

Atualmente é visível o objetivo de digitalizar a prova de vida, porém, caso você não tenha o acesso à internet, é possível ainda realizar de forma presencial. Esses casos são exceções, visto que todo o processo será digitalizado para atender mais beneficiários. Caso você tenha interesse em efetuar a prova de vida digital, existem alguns pontos a se atentar:

Autenticação da prova de vida digital: Esse processo é feito com uma foto do segurado (selfie) e a partir da validação de informações pessoais que já constam nas bases do Governo.

Todo cidadão que tem documentos como CPF, CNH e Título de Eleitor já constam nesse cadastro geral. Assim, fica mais fácil identificar qualquer divergência cadastral.

Biometria facial

A biometria facial é o reconhecimento a partir de uma imagem do rosto de uma pessoa, é utilizada também para autenticar o processo.

Como fazer prova de vida INSS?

Para fazer a prova online é necessário apenas o seu aparelho celular com câmera frontal e com internet. Feito isso, você precisa baixar os aplicativos do meu INSS e Meu GOV.Br, por onde a prova de vida é realizada. O processo é fácil e rápido, e não coloca em risco o segurado.

Como fazer a prova de vida do INSS?

Além de ser um procedimento mais arriscado, visto os problemas do Covid-19, todo o processo presencial era demorado e custoso para o segurado e para o INSS. Portanto, em uma época em que se é imprescindível que se faça o isolamento social, o INSS decidiu adiar temporariamente o compromisso anual dos segurados.

Então, a partir de 2020 esse processo vem sendo modificado para atender a demanda e, a partir de agora a prova de vida deverá adotar o formato digital. Com a nova prova de vida realizada a distância, o processo será mais simples e facilitado.

Quem precisa fazer a prova?

Para evitar fraudes o INSS definiu em 2012 que todos os beneficiários da previdência precisam comparecer a cada 12 meses na agência bancária. Esse procedimento é obrigatório para quem recebe benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Então, para confirmar a necessidade da prova de vida, acesse o site do INSS e confira todas as informações.

O que mudou na prova de vida do INSS?

O processo presencial não mudou, entretanto, no momento, está sendo feita apenas a prova digital. A prova de vida 2021, online, segue os mesmos padrões da prova de vida realizada anterior. A única mudança é que todos os processos agora serão digitais, conforme informamos nos tópicos anteriores. Para qualquer informação é possível acessar o site do INSS.

Prova de vida online 2021 – gala do Meu Gov Br

Para fazer a prova de vida online 2021 você precisa apenas acessar o Meu INSS ou o Gov.Br, que são os aplicativos oficiais e gratuitos agora. Eles servem não só para realização da prova de vida, essas plataformas são portais para diversos acessos.

Para fazer a prova de vida será necessário fazer o download dos aplicativos. Caso você já tenha o aplicativo é preciso também fazer a atualização para garantir que estão com a última versão

Dentro dos aplicativos você acessa com o seu login único, o mesmo utilizado no Meu Gov.Br. Depois de logar no app, para dar início a prova de vida pelo Meu INSS, basta fazer o seguinte:

  • Selecione a opção “Prova de Vida”, disponível na tela inicial;
  • Em seguida, clique em “Iniciar a prova de vida;
  • Depois você inicia a prova de vida digital do INSS e será necessário, instalar e acessar o outro aplicativo: Meu Gov.Br.

O aplicativo Meu Gov.BR é utilizado em conjunto com o Meu INSS, nesse caso para autenticar a prova de vida. Enfim, todos esses aplicativos e processos são efetuados de maneira gratuita, e podem ser verificados dentro do site oficial do INSS.