Todos que tem direito a aposentadoria por invalidez deve marcar uma perícia no INSS, clique no botão e saiba mais informações
MARCAR PERÍCIA INSS 2021

Prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória; veja quem precisa fazer

Uma novidade não muito positiva é que a partir do dia 1º de junho, todos os aposentados e pensionistas terão que fazer uma prova de vida do INSS anualmente. Caso isso não seja feito, o benefício poderá ser cortado!

Um dos motivos disso é que em todo o Brasil existem 11 milhões de pessoas que seguem sem realizar a prova de vida do INSS. A pandemia é uma das causas desse atraso, que não acontecia antes.

No entanto, aqueles aposentados e pensionistas que não realizaram a comprovação de vida antes de março de 2020, já são alvos do INSS. Como eles não têm a desculpa da pandemia, eles serão os primeiros a terem o benefício bloqueado se não regularizarem o seu cadastro.

Já os segurados que foram chamados para realizar a comprovação digital por reconhecimento facial e não compareceram também terão o pagamento suspenso.

Contudo, se o segurado foi convocado para realizar a biometria facial e ainda não realizou o recadastramento. Deve somente acessar o aplicativo Meu INSS para resolver a questão. Mas, se atente ao prazo que é até dia 31 de maio.

No Brasil foram chamados para realizar a prova de vida do INSS cerca de 5,3 milhões de segurados. Contudo se já tiver feito esse procedimento recentemente não terá que se preocupar com ter o benefício cortado.

Leia também:

14° Salário INSS 2021: O pagamento do décimo quarto foi aprovado?

Trabalhador não poderá mais se aposentar por tempo de contribuição

Fim da aposentadoria por tempo de contribuição

Calendário da prova de vida do INSS

Saiba as novas datas para realizar a prova de vida do INSS que estavam atrasadas devido a pandemia. Elas ficaram da seguinte forma:

  • Venceu em março e abril de 2020 retoma a rotina em maio de 2021.
  • O vencimento ocorreu em maio e junho de 2020 retoma a rotina em junho de 2021.
  • Venceu em julho e agosto de 2020 retoma a rotina em julho de 2021.
  • Vencimento ocorreu em setembro e outubro de 2020 retoma a rotina em agosto de 2021.
  • Venceu em novembro e dezembro de 2020 retoma a rotina em setembro de 2021.
  • Vencimento ocorreu em janeiro e fevereiro de 2021 retoma a rotina em outubro de 2021
  • Venceu em março e abril de 2021 retoma a rotina em novembro de 2021.

Entretanto, aqueles beneficiários com idade superior a 80 anos podem fazer a prova de vida do INSS de casa. O mesmo também se aplica a pessoas maiores de 60 anos com problema de locomoção. Mas, para isso deve agendar o atendimento pelo telefone 135.