Todos que tem direito a aposentadoria por invalidez deve marcar uma perícia no INSS, clique no botão e saiba mais informações
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Meu Inss 2021

Você conhece o Meu Inss 2021? Esse é o sistema online da Previdência Social, que oferece o acesso a diversas informações importantes em relação a aposentadoria e aos outros benefícios pagos aos segurados. Então, chegou a hora de falarmos sobre o Meu Inss 2021, um sistema muito importante.

Você pode criar rapidamente a sua conta no Meu Inss 2021, para ter acesso a todos os serviços oferecidos pela plataforma. Então, se você está lendo este texto, é porque tem internet, e se tem internet, conseguirá acessar o Meu Inss 2021 e conferir todas as informações oferecidas pela plataforma.

Aqui explicaremos todos os detalhes para consultar o INSS pelo CPF, como funciona a aprovação do pedido de aposentadoria e também como saber se o benefício foi concedido ou não. São informações bem importantes para as pessoas que podem ser beneficiadas pelo Inss 2021. Então, vamos lá, com todos os detalhes.

Como faço para saber minha situação no INSS?

Quando você descobrir a sua situação quanto ao INSS 2021, seja pela internet no site Meu Inss, indo até uma das agências ou recebendo a carta de concessão, pode constar uma das três mensagens:

  • Habilitado: todos os documentos foram entregues e eles serão analisados;
  • Deferido: seu pedido foi analisado e aprovado, você receberá o benefício;
  • Indeferido: seu pedido foi analisado e negado. Cabe recurso.

Agora você já sabe o que cada uma delas significa e assim descobrirá qual é a sua situação.

Consultar o INSS pelo CPF 2021

Para fazer a consulta ao seu INSS 2021 é preciso informar qual é o seu CPF. Aliás, essa é uma medida tomada para preservar os dados bancários das pessoas, ou você gostaria que qualquer um pudesse conferir quanto você ganha de aposentadoria?

Por isso, consultar o INSS pelo CPF 2021 é importante e seguro. Então, tenha esse número em mãos e já será possível ter acesso as informações necessárias.

Além disso, não será preciso do RG ou de algum outro documento. Somente o CPF basta para fazer a consulta.

Aprovação do pedido de aposentadoria

Uma forma de saber se o seu pedido de aposentadoria foi aprovado é pela carta do INSS, a carta de concessão que é enviada para a casa dos solicitantes do benefício.

Você pode ligar para o fone 135, disponível para todo o Brasil e com atendimentos de segunda a sábado, das 7h às 22h. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas. Essa ligação é gratuita para quem liga de telefone fixo, quem liga de celular precisa pagar.

Além disso, dá para descobrir essa informação por meio da internet, no conforto do seu lar. Para fazer isso, basta realizar os passos do tópico a seguir:

Como saber se o benefício foi concedido?

Muitas pessoas ainda não sabem como saber se o pedido de benefício foi atendido ou não. Mas, esse é um procedimento muito simples e que pode ser executado pela internet. Aliás, são poucos passos para isso, veja agora como fazer:

  • Acesse o site do Meu INSS; https://meu.inss.gov.br/
  • Escolha “ENTRAR”;
  • Forneça o seu CPF;
  • Forneça a sua senha;
  • Escolha “Carta de Concessão”.

Caso você ainda não possua uma conta, crie agora mesmo, já que ela é muito importante neste momento.

Fazendo esse rápido procedimento será possível conferir a sua situação quanto ao pedido junto ao INSS.

Onde recebe o benefício do INSS?

A maioria das pessoas imaginam que os pagamentos dos benefícios do INSS são feitos pela Caixa Econômica Federal ou pelo Banco do Brasil, o que faria sentido, já que estes são os dois principais bancos públicos do Brasil.

Até 2009 o Governo Federal pagava um valor para que os bancos executassem esse pagamento. Mas, a partir disso, perceberam que era uma oportunidade de lucrar e então começaram a leiloar este serviço. O último leilão aconteceu em 2019 e a previsão é de arrecadação de R$ 24 bilhões dentro de 5 anos.

Essa foi a terceira venda desde que os leilões começaram a ser feitos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. O anúncio feito em novembro de 2019 teve seis bancos vencedores, veja quais são:

  • Banco Santander;
  • Banco Mercantil do Brasil;
  • Agibank;
  • Banco Itaú;
  • BMG;
  • Crefisa.

Dessa forma, ficou definido que os pagamentos de todos os benefícios do INSS devem ser feitos por estes bancos. Então, no momento em que você tiver algum auxílio aprovado, pensão por morte ou aposentadoria, saberá que receberá por uma destas instituições financeiras da lista.

Para fazer o saque dos valores disponíveis não é preciso ter conta corrente ou conta poupança na instituição financeira. Assim, ficou determinado que será fornecido um cartão de saque com a função de débito, para que o dinheiro possa ser sacado pelo beneficiário do INSS.

Carta de concessão do INSS 2021

A carta de concessão é fornecida pelo INSS com o objetivo de mostrar aos beneficiários se foram contemplados ou não com o benefício solicitado. Nesta carta, estão registradas todas as memórias de cálculos, além de indicar em qual banco serão feitos os pagamentos mensais do INSS.

Só que pode demorar um tempo até que o documento chegue na sua residência, em alguns casos o prazo é de até 75 dias após a solicitação do benefício. Mas, por que demora tanto tempo para que a carta de concessão seja entregue? Acontece que logo que o benefício é aprovado essa carta é emitida, mas existe burocracia.

O INSS tem até 45 dias para fazer a avaliação do requerimento de benefício, ou seja, só aí já vai 1 mês e 15 dias, além disso, até que a carta seja confeccionada e entregue o prazo é de mais 30 dias.

Caso o seu benefício seja negado, após 30 dias é possível fazer uma nova solicitação. Entretanto, até mesmo em alguns casos onde o benefício foi aprovado podem existir dúvidas quanto ao valor que a pessoa realmente tem direito a receber.