Todos que tem direito a aposentadoria por invalidez deve marcar uma perícia no INSS, clique no botão e saiba mais informações
MARCAR PERÍCIA INSS 2021

Meu GOV Br – Reconhecimento Facial, Prova de vida INSS e mais

Meu Gov Br é um sistema do Governo Federal lançado com o objetivo de facilitar acesso a serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Junto do Meu INSS, entrega bons resultados aos brasileiros que necessitam de realizar a prova de vida, por exemplo.

O Meu Gov Br ganhou força durante a pandemia de Covid-19, já que pessoas dos grupos de risco podem realizar essa atividade pela internet. Dessa maneira, conseguem manter seus benefícios, em poucos cliques, por meio dos aplicativos.

Reunimos as principais informações sobre o Meu GOV Br, para que você entenda como funciona o reconhecimento facial, prova de vida INSS e muito mais. Quer conferir os detalhes? Você descobre a partir de agora!

O que é Meu Gov br?

Em primeiro lugar, o Meu GOV Br é um aplicativo criado pelo Governo Federal para facilitar o acesso aos serviços públicos digitais através da realização de cadastro da conta de acesso.

Esse aplicativo pode ser acessado por pessoas com diferentes perfis, por exemplo, por estudantes, trabalhadores de empresas privadas, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Como acessar o Meu Gov br?

O aplicativo Meu Gov.br está disponível para baixar nos dois sistemas operacionais em duas lojas de aplicativos distintas que é o caso do Google Play e App Store. Veja como baixar o aplicativo, em cada caso:

Google Play: os usuários do sistema operacional conhecido como Android podem fazer a instalação gratuita do aplicativo indo na loja de aplicativos Google Play no seu celular e fazendo download gratuitamente do aplicativo Meu Gov.br.

App Store: os usuários do sistema operacional iOS, devem fazer o download gratuitamente do aplicativo acessando a loja de aplicativo App Store do seu celular e fazendo Download do app Meu Gov.br.

Ambos os sistemas para acessas as opções disponíveis no aplicativo, primeiro é preciso autenticar o usuário. Essa autenticação é feita a partir do CPF e de uma senha criada no site Gov.Br. Portanto, antes de fazer download crie sua conta no Portal Gov.br para depois acessar o aplicativo Meu Gov.br.

Caso o usuário tiver título de eleitor ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a conta pode ser criada diretamente pelo aplicativo, sem a necessidade de criar a conta pelo portal do Gov.br.

Para que serve o Meu Gov br?

O Meu Gov.br serve para facilitar a solicitação ou consulta de serviços digitais do Governo Federal. Os serviços digitais inclusos são:

  • Meu INSS;
  • CTPS DIGITAL (Carteira de trabalho na versão eletrônica);
  • ENEM;
  • eCAC;
  • MEI.

A autenticação do aplicativo Meu Gov.br ocorro por meio de validação facial sendo muito mais seguro. Por esse motivo, é comumente utilizado para autenticar outros serviços. Portanto, pode ser usado simultaneamente com outros aplicativos do Governo.

O meu Gov.br serve como uma carteira digital onde todos os documentos do usuário estarão disponíveis, serve também para gerenciamento de acesso aos demais serviços governamentais, o app faz liberação de autorizações, conta com notificações e com contador de autorizações que necessitam ser respondidas pelo usuário.

Meu GOV reconhecimento facial

O app Meu Gov.br conta com o reconhecimento facial pois é uma forma muito segura de validação. Para que o reconhecimento seja feito o usuário tira uma foto para o aplicativo Meu Gov.Br e o próprio aplicativo faz uma comparação entre a foto tirada e a dos documentos já cadastrados no banco de dados digital do Governo.

Quem ainda não tem conta, pode deve clicar na opção do meu inicial “Criar sua conta”, escolher a melhor opção de cadastro e seguir as instruções que vão aparecer na tela.

O cadastro é bem intuitivo e pode ser feito rapidamente, em alguns minutos. Depois de criado o cadastro, o acesso já é liberado para uso.

Como fazer a prova de vida do INSS?

Para realizar a prova de vida do INSS os Aposentados e Pensionistas precisam utilizar os aplicativo Meu INSS ou o aplicativo Meu Gov.Br:

  • Primeiramente o usuário precisa fazer cadastro e a validação documental, além de tirar a foto para o reconhecimento via biometria facial no app Meu Gov.br;
  • Depois de fazer os passos iniciais pelo Meu INSS, o usuário deve então acessar o Meu Gov. Br. Como o login é o mesmo, ao prosseguir o aplicativo já estará conectado;
  • Depois, é preciso clicar em “Autorizações”, “Autorizar” e em “Ok”;
  • Na sequência, basta inserir a data de emissão da CNH ou o número do Título de Eleitor e depois clicar em “Permitir”;
  • O passo seguinte já é tirar a selfie, seguindo as instruções da tela;

Finalizada essa partea prova de vida INSS 2020 estará concluída, com a ajuda deste outro aplicativo do Governo Federal.

Quem precisa fazer a prova?

A prova é realizada pelas usuários que são Aposentados e Pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).