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Extrato de benefício do INSS online 2021

Saber o extrato de benefício do INSS online 2021 é importante. Dessa forma, quem tem direito a algum dos tantos benéficos concedidos por este órgão cumpre com todas as suas responsabilidades. Aliás, até mesmo os valores concedidos pelo INSS devem ser considerados no momento de fazer a declaração do Imposto de Renda (IR).

Aqui explicaremos todos os detalhes referentes ao extrato do benefício, quem tem direito a receber valores do INSS e também como é feita a consulta, para descobrir se o pedido foi aprovado ou não. Além disso, falaremos sobre a carta de concessão do INSS 2021. Então, continue com a gente e descubra tudo sobre este assunto.

Como consultar extrato de benefício do INSS?

O extrato de benefício do INSS 2021 é importante principalmente para as pessoas que recebem acima do teto, quanto ao valor exigido pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda.

Além disso, é importante para verificar se os valores estão sendo pagos corretamente e recorrer em caso de dúvidas. Por isso, é muito importante saber como consultar extrato de benefício do INSS.

O extrato de benefício do INSS pode ser solicitado pela internet, a forma mais indicada, conformo o próprio órgão responsável pela realização dos pagamentos.

Contudo, quem desejar também pode ir até uma das unidades do INSS e solicitar o seu extrato de benefício, com informações do ano inteiro. Mas, para isso é preciso fazer um agendamento pelo site Meu INSS.

Como tirar extrato de benefício pela internet?

O extrato do INSS 2021 serve principalmente para a declaração do imposto de renda. Hoje em dia não é mais necessário enfrentar uma longa fila para ter acesso a este documento tão importante.

Aliás, a recomendação do próprio órgão é para que as pessoas façam a emissão pela internet, reduzindo as filas nas agências e diminuindo os transtornos. Então, veja agora o passo a passo para fazer a emissão do seu extrato de rendimentos do INSS 2021:

– Primeiro, acesse o Portal Meu INSS;

– Faça o login com CPF e senha. Caso na tenha cadastro, crie o seu;

– Em “Ano Calendário”, escolha “2020” e clique em cima do número e nome do beneficiário.

Pronto, as informações serão mostradas na tela do seu computador. Além disso, pode clicar em “Baixar PDF”, para fazer o download do documento.

Saiba se você tem direito ao benefício

Tem direito a benefícios quem é segurado pela Previdência Social, tem mais de 16 anos de idade, ou então seus representantes legais. Mas, geralmente é exigido um período de carência para ter acesso ao benefício solicitado, na maioria das vezes o período é de 12 meses.

O INSS é o responsável pelo pagamento da aposentadoria e de outros benefícios aos trabalhadores brasileiros, menos para os servidores públicos. Mas, para ter acesso é preciso pagar uma contribuição mensal ao longo de determinado período, variando conforme o tipo de aposentadoria.

Um dos benefícios mais famosos pagos pelo INSS além da aposentadoria é o auxílio doença. Ele é liberado para trabalhadores que ficam impedidos de trabalhar por 15 dias consecutivos. A Previdência Social exige que a pessoa tenha contribuído por pelo menos 12 meses antes de fazer a solicitação.

O salário-maternidade também é bastante popular. Assim, ele é pago as mamães que precisam se afastar de seus serviços devido ao nascimento de um filho, aborto não criminoso, adoção ou pela guarda judicial para fins de adoção. Também existe o salário maternidade rural.

Como saber se o benefício foi concedido?

A melhor maneira de descobrir se o seu pedido do INSS foi aprovado ou não é pela carta de concessão, que pode ser acessada por meio da plataforma Meu INSS. Veja o passo a passo para fazer o pedido pela internet:

– Comece acessando o portal do Meu INSS;

– Escolha a opção “ENTRAR” ou “CADASTRE-SE”, caso não possua uma conta;

– Assim que acessar o sistema, escolha “Carta de Concessão”, no lado esquerdo da página;

– Será preciso informar o seu CPF neste momento.

Fazendo este procedimento, você descobrirá se o seu pedido foi “habilitado”, “concedido” ou “indeferido”.

Você pode fazer essa consulta ligando para o fone 135, que atende de segunda à sábado, das 7h às 22h. Aproveite para tirar todas as dúvidas que tenham restado quanto a concessão do benefício solicitado.

Consultar o benefício do INSS pelo CPF 2021

Para fazer a consulta do extrato do INSS você deve saber o número do seu CPF. Por meio desta consulta, terá acesso a todas as informações necessárias, como a solicitação de um empréstimo ou mesmo os ganhos com o 13º. Veja como fazer:

  • Acesse o Meu INSS;
  • Escolha “ENTRAR”;
  • Preencha as informações;
  • Clique em “NOVO REQUERIMENTO”;
  • Escolha “Pagamento” e selecione o serviço desejado;
  • Agende a data e faça a retirada do extrato.

Quanto tempo demora para receber a carta de concessão do INSS?

Muitas vezes é complicado para saber se o benefício que você solicitou foi aprovado ou não. Por isso, é importante ter acesso a carta de concessão, onde estão registradas as memórias de cálculo, permitindo que descubra quanto receberá por mês e qual será o banco responsável pelo pagamento.

Assim que o benefício é aprovado o INSS envia a carta de concessão, conforme o endereço cadastrado no sistema. Mas, a entidade tem um prazo de 45 dias para fazer a avaliação do requerimento de um benefício, para encaminhar a carta na sequência. Além disso, o recebimento pode levar mais 30 dias.

Quem está atento consegue acompanhar toda a tramitação do seu processo, em busca do benefício solicitado. Dessa forma, caso o benefício seja negado, dentro de 30 dias poderá entrar com uma contestação. Contudo, até mesmo em casos de liberações podem existir questionamentos, principalmente referente ao valor mensal.

Levando estar informações em consideração, podemos dizer que a carta de concessão do INSS pode ser entregue no seu endereço até 75 dias depois da solicitação. Ou seja, mais de 2 meses depois.