Todos que tem direito a aposentadoria por invalidez deve marcar uma perícia no INSS, clique no botão e saiba mais informações
MARCAR PERÍCIA INSS 2021

Consulta Extrato Dataprev 2018

Como consultar o extrato do Dataprev

Os brasileiros possuem um serviço de Previdência Social para controlar todo o histórico de trabalho de um cidadão, garantindo assim seus direitos, benefícios e aposentadoria. Mas para que esses benefícios sejam concedidos, é necessário provar o tempo de contribuição, por isso acessar o extrato de trabalho é tão importante.

Entenda o que é e como funciona o Dataprev

Os extratos do INSS ficaram conhecidos popularmente pelo nome de Dataprev, mas na verdade esse é o nome da empresa que organiza e armazena os mesmos.

Essa empresa é vinculada com o Instituto Nacional de Seguro Social, conhecido popularmente como INSS, e armazena os dados dos contribuintes brasileiros gerando um banco de dados preciso. Todos os trabalhadores que possuem carteira de trabalho contam com o serviço da empresa.

Confira também Resultado da perícia do INSS!

Entendendo o CNIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), popularmente conhecido como Dataprev, permite que o cidadão visualize todos os vínculos trabalhistas de sua carteira de trabalho. Com ele é possível provar o tempo de contribuição e dados de empregadores.

Como consultar o Dataprev/CNIS

Agora o contribuinte não precisa mais se locomover a uma agência da Previdência Social para acessar seus extratos, esse serviço pode ser feito muito mais rápido pela internet.

Basta entrar no site do INSS, no menu “Meu INSS” e realizar o cadastro. O “Meu INSS” exige que o cadastro seja feito com o número do CPF, nome completo, data e local de nascimento, e nome da mãe.

Após esse cadastro é gerado um código provisório, logo em seguida o cidadão pode criar sua própria senha. A senha deve conter letras e números, 9 dígitos e 1 caractere especial (#$%¨¨@). Ela também deve conter uma letra maiúscula.

O extrato possui o nome de Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), já dentro do site do INSS, basta procurar esse menu para visualiza-lo.

Correntistas do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal possuem mais uma forma de consultar os seus extratos, basta comparecer em um caixa eletrônico ou acessar o portal do próprio banco, acessar o menu “Previdência Social”/ “Extrato Previdenciário” e visualizar.

Caso o cidadão não possua conexão com a internet, esse serviço pode ser realizado nas agências da Previdência Social. Não confie em qualquer site que ofereça esse serviço, em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a Previdência Social no telefone 135 ou pelo site www.inss.gov.br.