Todos que tem direito a aposentadoria por invalidez deve marcar uma perícia no INSS, clique no botão e saiba mais informações
MARCAR PERÍCIA INSS 2021

Como resolver processo parado no INSS

Hoje vamos tratar sobre como resolver processo parado no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esse é um problema bem comum e que irrita muitas pessoas. Afinal, ninguém merece ver seu apelo não ser atendido.

Quando os indivíduos decidem abrir um processo contra o INSS. E optam por não ter ajuda de um advogado, na maioria das vezes, essas pessoas acabam tendo o seu processo parado. Sem que nada seja feito e assim fica sem uma solução para o problema.

Um problema que surgiu no último ano foi o fato das agências do INSS estarem constantemente fechadas devido a pandemia do Covid-19. Assim, os casos de processos parados aumentaram bastante, pois muitas vezes as pessoas não sabem utilizar a internet para resolver o problema.

Nesse texto, vamos tentar lhe ajudar a resolver processo parado no INSS. Realmente esse problema tem incomodado muita gente, então não é só contigo que esse problema aconteceu. Mas, existem formas de solucionar ele e vamos lhe ajudar agora.

Leia também:

Como conseguir adicional de 25% na aposentadoria

Como emitir guia do pagamento GPS pelo celular

O que é INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social, também conhecido como INSS, foi fundado no ano de 1990. Tendo como função a operacionalização do reconhecimento dos direitos dos segurados do RGPS (Regime Geral de Previdência Social).

Atualmente existem mais de 50 milhões de segurados que fazem parte do RGPS. Sendo que eles prestam serviços a 33 milhões de beneficiários. Esse grande número de beneficiários foi um dos motivos da Reforma da Previdência.

Contribuir para o INSS é fundamental para que quando estiver com os requisitos corretos, possa se aposentar. E assim receber um benefício fixo mensalmente.

Processo parado no INSS

Em suma, o INSS vai sempre atualizar os dados do seu requerimento que está em aberto. Assim, caso o beneficiário que abriu o requerimento não acompanhe o andamento do requerimento, poderá ser prejudicado.

Pois, o não o acompanhamento adequado do processo pode levar o indivíduo a perder a causa. Isso ocorre porque, se não houver acompanhamento adequado. O INSS vai entender isso como desistência.

Fazendo assim com que perca a causa, por não estar respondendo os requerimentos. No entanto, caso o segurado não possua acesso ao portal para responder os requerimentos. O mesmo poderá ligar para o telefone 135.

Quando ligar para ele, é possível falar com um profissional da agência para assim resolver seu problema. E ter acesso ao portal, assim podendo defender a sua causa.

Por qual motivo meu processo está parado?

Para resolver processo parado no INSS, é necessário analisar a causa disso. Normalmente quando isso acontece é por falta de alguma documentação. Em outros momentos é alegado ausência de alguma informação.

Nesses casos é necessário que seja levada a documentação adequada até uma agência do INSS. Assim, poderá ser atualizado os dados. No entanto, é preciso tomar cuidado com os prazos.

O segurado possui um prazo de somente 30 dias após o retorno dado pelo INSS, para resolver o problema. Para que assim o processo possa seguir normalmente.

A melhor maneira de resolver a questão é acessar o portal Meu INSS, e verificar a modalidade chamada “Cumprimento de Exigência”. Nessa opção poderá ver qual o problema que está ocorrendo no processo.

Basicamente, esse local revela qual o problema existente na sua solicitação. Ou seja, é o lugar ideal para descobrir qual é o problema e resolvê-lo. Para poder vencer o processo.

É fundamental que o prazo de 30 dias seja respeitado. Pois, caso o período seja ignorado, o processo será encerrado. E o indivíduo não poderá mais dar sequência nesse processo.

Somente poderá começar um novo requerimento, tendo que passar por todas as etapas novamente. O que ninguém quer fazer, por isso não perca os prazos.

Concluindo a questão

É fundamental que o beneficiário esteja atento a todos os detalhes para que o seu benefício possa ser concedido. Só assim, o indivíduo não terá que se preocupar sobre como resolver processo parado no INSS.

No caso de não se tomar cuidado o segurando vai acabar tendo seu benefício negado. E o processo vai acabar ficando travado, mantendo você na mesma situação que estava no começo.

A melhor forma de lidar com a situação caso não entenda da área é falar com um advogado e contratá-lo para lidar com a causa. Pois, esses assuntos jurídicos são bastante complicados e necessitam de um certo conhecimento para não sermos deixados para trás.

E se não tiver unidade do INSS na minha cidade?

No caso da não existência das agências do INSS na sua cidade. É possível que utilize o aplicativo MEU INSS, para mandar os documentos que estão faltando, através de uma foto com uma boa resolução.

No entanto, se a sua câmera não for muito boa, o mais interessante é conferir unidade em cidades vizinhas. Verifique se estão abertas antes de ir, e leve os documentos até lá, para que eles possam anexar ao seu processo.