Todos que tem direito a aposentadoria por invalidez deve marcar uma perícia no INSS, clique no botão e saiba mais informações
MARCAR PERÍCIA INSS 2021

Aposentadoria Para Pessoas Com Baixa Renda INSS 2018

Aposentadoria Para Pessoas Com Baixa Renda INSS 2018 – Quem tem direito ao benefício?

Aposentadoria para pessoas com baixa renda – uma modalidade de aposentadoria destinada a quem trabalha em casa! Leia a matéria e saiba mais sobre a aposentadoria para pessoas com baixa renda!

A aposentadoria é uma preocupação constante na vida dos cidadãos brasileiros. Todo mundo deseja ter uma velhice tranquila e sem grandes preocupações financeiras, mas infelizmente não são todos os que conseguem a aposentadoria por idade ou até mesmo a aposentadoria por tempo de contribuição. A situação é ainda mais difícil para pessoas de baixa renda, que muitas vezes não trabalham fora e não têm renda própria, como é o caso de muitas donas de casa. É pensando nessas pessoas que a Previdência Social instituiu a aposentadoria para pessoas de baixa renda. Vamos te explicar como funciona e como você pode receber o benefício. Leia para descobrir se você pode solicitar o benefício da aposentadoria para pessoas de baixa renda!

Confira também: Resultado INSS perícia

 

Aposentadoria para pessoas com baixa renda

Foto: divulgação.

Como funciona a aposentadoria para pessoas com baixa renda

Quem pode solicitar a aposentadoria para pessoas com baixa rendaÉ bem simples entender como funciona a aposentadoria para pessoas com baixa renda. Mas, antes de tudo, é preciso compreender que essa modalidade de aposentadoria foi criada para ser acessível à população de baixa renda. Com isso em mente, a Previdência Social definiu uma contribuição mínima mensal de apenas 5% sobre o salário mínimo. Tendo como base o salário mínimo de 2018, por exemplo, podemos estimar que a contribuição seria de aproximadamente R$ 47,00 por mês! Essa contribuição é bem baixa se comparada a de funcionários de empresas, que oscila entre 8% e 11%.

Depois de terminar seu período de contribuição, quem se aposenta como pessoa de baixa renda tem acesso a todos os benefícios previdenciários da mesma forma que o restante da população contribuinte. Isso dá mais tranquilidade e segurança para viver o dia a dia, pois a pessoa sabe que está amparada pela Previdência Social e tem direito a benefícios como aposentadoria por invalidez, licença-maternidade e outros!  

Quem pode solicitar a aposentadoria para pessoas com baixa renda?

Podem solicitar a aposentadoria para pessoas com baixa renda aqueles cidadãos que se encaixarem nas características abaixo:

  • Se dedica apenas ao trabalho doméstico;
  • Está inscrito e tem dados atualizados no Cadastro Único para programas sociais do governo;
  • Não tem renda própria (Bolsa Família não conta como renda);
  • Faz parte de uma família cuja renda mensal não ultrapassa dois salários mínimos.

 

aposentadoria para pessoas com baixa renda

Foto: divulgação.

Para solicitar o benefício, o cidadão precisa ir ao INSS e pedir para se inscrever no modo “Contribuinte Facultativo de Baixa Renda”. É preciso ter o número do NIS em mãos. Você também pode agendar seu atendimento pela internet para evitar filas.

A aposentadoria para pessoas com baixa renda é ótima para donas de casa que não trabalham fora do ambiente doméstico. Essa modalidade de aposentadoria garante que pessoas de baixa renda possam contribuir para a Previdência Social e garantir uma fonte de renda na melhor idade. Se você se encaixa nas características acima, procure o INSS e realize sua inscrição para receber o benefício!

Acesse o link abaixo para mais informações sobre aposentadoria para pessoas com baixa renda:
http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico/o-que-e-e-para-que-serve/aposentadoria-para-pessoas-de-baixa-renda

Confira também: Como Autônomos Podem Contribuir Com o INSS?