Para saber como realizar o agendamento INSS em outra cidade, quais serviços necessitam ser agendados e a forma como você pode agendar, nós vamos explicar tudo para você. Então, com a facilidade da internet, muitos serviços pode ser realizados através do site ou aplicativo do Meu INSS, além do agendamento, é claro.
Mas se você não tiver acesso a esse recurso, pode ligar para a Central no número 135, pedir para falar com um atendente, e fazer a solicitação que deseja. Além disso, é nesse número que você irá tirar dúvidas e pedir informações.
O Instituto Nacional do Seguro Social, conhecido pela sigla INSS, é uma autarquia do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Economia que garante aos trabalhadores brasileiros e àqueles que possuem alguma doença ou invalidez, o pagamento de auxílios e benefícios.
Além disso, é responsável pela aposentadoria por invalidez, pagamentos de auxílios por conta de lesões, doenças e acidentes de trabalho, e muitos outros serviços. Desse modo, para realizar a solicitação de qualquer benefício, é necessário passar por uma perícia médica para ter o benefício liberado.
Agora, para saber como realizar agendamentos em outra cidade e muitas outras informações sobre o INSS, leia este texto.
Conteúdo
- 1 Quais serviços do INSS precisam de agendamento?
- 2 Como fazer o agendamento INSS em outra cidade?
- 3 Passo a passo para solicitar o agendamento no INSS
- 4 Como mudar o local da perícia do INSS?
- 5 Veja como transferir benefício para outra cidade
- 6 Pode fazer perícia em outra cidade?
- 7 Como solicitar perícia domiciliar?
Quais serviços do INSS precisam de agendamento?
O INSS realiza diversos serviços nas suas agências e alguns deles precisam ser agendados para assim você ser atendido, sendo eles:
- Aposentadoria por Idade (Rural);
- Atualizar Dados Cadastrais;
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
- Atualizar Dados de Imposto de Renda;
- Auxílio-Reclusão;
- Benefício Assistencial ao Idoso, à Pessoa com Deficiência e ao Trabalhador Portuário Avulso;
- Cadastrar Declaração de Cárcere/Atestado para Auxílio Reclusão;
- Carta de Concessão;
- Cadastrar ou Renovar Representante Legal;
- Certidão por Tempo de Contribuição;
- Cadastrar ou Renovar Procuração;
- Consulta de Extrato Previdenciário (Cnis);
- Cópia de Processo;
- Desistir de Aposentadoria;
- Devolução de Documentos ou Processos;
- Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte;
- Extrato de Imposto de Renda;
- Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS;
- Extrato de Empréstimo Consignado;
- Histórico de Crédito de Benefício;
- Pecúlio;
- Pensão Rural;
- Realizar Prova de Vida;
- Pensão Urbana;
- Reativar Benefício;
- Recurso;
- Reativar Benefício Assistencial Suspenso por Inclusão no Mercado de Trabalho;
- Renunciar Cota de Pensão por Morte ou Auxílio-reclusão;
- Revisão;
- Solicitar Desbloqueio do Benefício para Empréstimo;
- Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal;
- Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido;
- Salário Maternidade (Rural);
- Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário;
- Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para Inclusão no Mercado de Trabalho;
- Transferir Benefício para outra Agência;
- Vista/Carga de Processos.
Se você precisa de algum desses serviços, saiba que se não o agendar, não será atendido. Os agendamentos podem ser realizados através do site Meu INSS ou pelo telefone 135.
Como fazer o agendamento INSS em outra cidade?
Os agendamentos de atendimento podem ser realizados pelo site do Meu INSS, ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS, bem como pelo telefone da Central, ligando para o número 135. A ligação pode ser realizada de qualquer lugar do Brasil, de forma gratuita. É necessário verificar quais serviços precisam de atendimento.
Além disso, há serviços que podem ser realizados no site, sem a necessidade de ir até uma agência de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social.
Passo a passo para solicitar o agendamento no INSS
Veja o que você deve fazer para fazer algum agendamento pela internet:
- Acesse o site do Meu INSS, ou o aplicativo;
- Faça o login;
- Aparecerá todos os serviços que estão disponíveis no site;
- Em “Agendamentos/Solicitações” clique em “NOVO REQUERIMENTO” na parte inferior direita da tela;
- Escolha a opção que deseja receber atendimento e faça o agendamento para ela;
- Caso você queira marcar uma perícia, na tela inicial onde aparece todos os serviços, clique na opção “Agendar Perícia”;
- Escolha entre “PERICIA INICIAL”, “PERÍCIA DE PRORROGAÇÃO” ou “REMARCAR PERÍCIA”.
De fato, quando for escolher a data, horário e local para receber o atendimento, você pode escolher tanto o município onde você mora e as agências perto de você, como em um outro local, estado e município.
Como mudar o local da perícia do INSS?
Para mudar a agência do Instituto Nacional do Seguro Social é necessário preencher um formulário com seus dados pessoais, tipo de benefício e o seu número, e o endereço nono, bem como o antigo. Além disso, é necessário anexar uma cópia do documento de identificação juntamente a solicitação. Este formulário pode ser entregue tanto na nova agência, como na antiga.
Veja como transferir benefício para outra cidade
Pode ser solicitar a transferência do benefício pelo site, para isso, siga o passo a passo:
- Acesse o site, faça login, e em “Agendamentos/Solicitações” clique em “NOVO REQUERIMENTO”. Isso também pode ser feito pelo aplicativo;
- Na opção de busca, pesquise “Transferir”;
- Escolha a agência e finalize a solicitação;
- Você pode acompanhar o pedido no mesmo local, em “Agendamentos/Solicitações”.
Dessa forma, não é necessário ir até uma agência de atendimento do INSS para solicitar a transferência do benefício.
Pode fazer perícia em outra cidade?
As perícias médicas podem ser realizadas em outra cidade quando o segurado tiver a necessidade de realizar tratamento médico em outro município. Dessa forma, o beneficiário deve ir até o setor de atendimento da Agência da Previdência Social da outra cidade levando o comprovante de agendamento na agência do seu município de origem.
Além disso, deve ter um documento de identificação e um que comprove e justifique a necessidade de realizar o tratamento de saúde em outra localidade. Enfim, a realização da perícia em outra cidade só será disponibilizada para afastamentos do município original de até 90 dias.
Mas, passado esse período, é necessário que o beneficiário solicite a transferência do seu benefício para a nova cidade e remarcar a perícia, caso seja preciso.
Como solicitar perícia domiciliar?
Na data em que foi agendada a perícia o representante legal do segurado deve comparecer a agência de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social para apresentar o documento de comprovação médica que indica a internação. Assim, ele deve solicitar a perícia domiciliar, que será analisada.
Além disso, deve informar no requerimento o telefone para contato, endereço completo do segurado, com ponto de referência e informações complementares para que a localização seja fácil e precisa.