Todos que tem direito a aposentadoria por invalidez deve marcar uma perícia no INSS, clique no botão e saiba mais informações
MARCAR PERÍCIA INSS 2021

14° Salário INSS 2021: O pagamento do décimo quarto foi aprovado?

Existe a expectativa de que o 14ª salário INSS 2021 seja pago. Isso porque ocorreu a antecipação do 13º salário de 2021, logo, no começo desse ano, devido a piora da pandemia de Covid-19. Por isso, muitos alegam que até o final do ano, as pessoas não teriam mais dinheiro.

Nem todo brasileiro se planeja muito bem. Assim alguns aposentados e pensionistas receberam o 13º adiantado e já gastaram tudo, bem antes do fim do ano. Assim, quando chegar a época em que receberia o 13º não terá mais o valor. Por isso, é esperado que se pague o 14ª salário INSS 2021.

Felizmente, alguns parlamentares já se deram conta da situação. Devido a isso foi apresentado o Projeto de Lei nº 3.657/2020. Ele tem como objetivo dobrar o abono anual dos segurados e dependentes do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Na prática isso serviria como um 14ª salário INSS 2021. No entanto, o valor extra só seria pago para quem recebe os seguinte benefícios:

  • Auxílio doença;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio reclusão;
  • Aposentadoria;
  • Auxílio acidente.

Caso o 14ª salário INSS 2021 venha a ser aprovado, ele será um gasto a mais para o governo federal. O mesmo governo que já afirmou não querer mais gastar com benefícios diversas vezes. Contudo, caso exista pressão popular, eles acabam sempre cedendo.

Leia também:

Trabalhador não poderá mais se aposentar por tempo de contribuição

Fim da aposentadoria por tempo de contribuição

Quando o 14ª Salário INSS 2021 vai ser pago?

Infelizmente o 14ª salário INSS 2021 ainda não foi aprovado. No momento esse programa é somente um Projeto de Lei. Para que o benefício venha a ser pago, o projeto terá que passar por diversos trâmites burocráticos.

Depois de passar por tudo isso, ainda terá que ser votado pelos parlamentares e aprovado pelo presidente. Ou seja, ainda vai um tempo longo para podermos dizer que o 14ª salário INSS 2021 foi aprovado.

Esse tema deve voltar a ganhar bastante força após o fim do auxílio emergencial. Pois, já estará mais próximo do prazo em que o 13º salário do INSS era pago. E vai haver uma diminuição nas compras, já que muitas pessoas perderam poder de compra.

Como a vacinação tem andado em um ritmo bem devagar. É provável que sejam exigidas novas medidas do governo, para auxiliar financeiramente a população. No entanto, se medidas como o 14ª salário INSS 2021 serão aprovadas ou não, é questão de aguardar e ver como os políticos vão agir.