Todos que tem direito a aposentadoria por invalidez deve marcar uma perícia no INSS, clique no botão e saiba mais informações
MARCAR PERÍCIA INSS 2021

14° Salário 2020 para Aposentados – Fique ATENTO no Projeto!

Quem nunca sonhou em ganhar uma grana a mais no final do ano? E o que já era bom para os aposentados está para ficar ainda melhor. Eles que já recebiam o 13º salário para completar sua renda, agora vem sendo sondada a possibilidade de acontecer o 14° salário 2020 para aposentados, o que seria uma excelente notícia nesses tempos.

No Brasil ficou mais complicado as pessoas conseguirem se aposentar, principalmente após a Reforma da Previdência. Mas, agora está sendo proposto lançar o 14° salário 2020 para aposentados. Diríamos que são decisões contraditórias, mas para quem já é aposentado essa notícia do 14º salário é algo magnífico em tempos de pandemia.

Por isso, nesse texto vamos tratar desse assunto, mostrar como ele começou e como está atualmente. Será que já foi aprovado? Bom é sobre isso e muito mais coisas que vamos falar.

Projeto visa a criação do 14° salário para aposentados

Basicamente, o projeto teve como origem uma ideia criada por Sandro Gonçalves, um advogado tributarista de São Paulo. No qual era disponibilizado uma espécie de 14º salário emergencial aos aposentados durante a pandemia. O projeto foi apoiado por mais de 20 mil assinaturas. Então, a ideia foi encaminhada para a Comissão dos Direitos Humanos e à Legislação Participativa.

Depois de passar por esses locais, a proposta foi transformada em um Projeto Lei pelo Senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. Aliás, a taxa de aprovação sobre essa nova proposta é bem alta, segundo pesquisas as chances de aprovação são grandes. Assim, possivelmente beneficiando os aposentados que já não tem como trabalhar para fazer um dinheiro extra.

Segundo alguns especialistas, o 14° salário 2020 para aposentados, acabaria dando uma ajuda para movimentar a economia brasileira, que sofreu bastante com a pandemia.

Adiantamento do 13º em 2020

Um dos resultados da pandemia foi o adiantamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas, para que eles pudessem lidar com os seus gastos a mais. A primeira parte do 13º foi pago em abril, juntamente com o benefício. Já a segunda parcela do 13º foi pago no mês de maio junto, com o benefício novamente.

Além de buscar auxiliar as pessoas mais velhas com um dinheiro a mais para lidar com pandemia, o valor tinha como objetivo ser injetado na economia para lidarmos melhor com a crise econômica. A medida foi aprovada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro e os valores foram pagos como explicado anteriormente.

Enquete mostra que a criação do 14º salário 2020 para aposentados é positiva

Uma enquete foi realizada pelo Instituto de pesquisa DataSenado durante o mês de novembro e teve um aprovação de 99% dos consultados, sobre a criação do 14º salários para pessoas aposentadas e pensionistas do INSS.

Como vimos, as pessoas concordam com a criação da nova lei, então dependemos apenas de uma votação no plenário e da aprovação do presidente para que a lei passe a existir.

Muitos pensam que esse auxílio virá a beneficiar a economia, uma vez que as pessoas terão mais dinheiro para gastar. A enquete contou com mais 32.820 participantes e ficou disponível para votação do dia 1 de outubro a 2 de novembro, onde aceitava que qualquer um expressasse sua opinião. Com a opinião do povo em mãos, a Câmara deveria tomar medidas então.

Senador quer apoio da população para criar a lei

O Senador Paulo Paim já destacou muitas vezes a importância que ele acredita ter o seu projeto para instituir o 14° salário 2020 para aposentados, e pediu urgência na votação.

Para isso, ele pede que a população participe pressionando os congressistas a colocarem essa medida em pauta, e depois voltarem. Afinal, para os políticos se reelegerem precisam dos votos de quem os pressiona.

No entanto, levando em conta que estamos em meio a uma pandemia, então não se deve ir à rua protestar. A manifestação do senador é de certa forma equivocada, já que algo poderia ser feito de forma online, respeitando o distanciamento social que é a nossa principal proteção nessa pandemia.

Quanto custaria o 14º salário ao governo?

Anualmente o governo tem um gasto de R$ 700 bilhões, com esses encargos o 14º salários é estimado que irá custar aos cofres públicos uma bagatela de R$ 58 bilhões. Realmente é um valor bastante elevado, mas comparado com os valores gastos com políticos que costumam colocar seu dinheiro fora do país, o valor é irrisório.

Basicamente, o dinheiro gasto com os aposentados, acabaria dando um fôlego na economia, uma vez que eles provavelmente gastariam o valor em empresas locais. No entanto, se a lei não for aprovada logo, é questionável a possibilidade que ela seja aprovada em 2021. Sendo que já teria passado a época em que normalmente se paga esse valor.